Para
iniciar as atividades deste blog começarei falando sobre o
protozoário Physarum polycephalum,
também conhecido como slime mold, o que ele é capaz de fazer é um
bom exemplo do tipo de conteúdo que pretendo mostrar aqui que
envolve a interdisciplinaridade entre computação, evolução e
também biologia.
O
Physarum é um organismo unicelular macroscópico que para procurar
alimento se expande de uma maneira em que se forma uma rede de
conexão entre as fontes de alimentos encontradas. Essas conexões
são otimizadas de forma que haja um gasto mínimo de recursos
tais como energia e estruturas, e também tolerância à falhas tais
como uma desconexão acidental.
Essa
habilidade permite que ele por exemplo encontre o caminho mínimo em
um labirinto, isso pode ser visto no vídeo abaixo:
Um
grupo de pesquisadores analisou as redes formadas por esses
organismos e notou que elas poderiam ser mais otimizadas que as
feitas pelo homem, devido ao fato que essa espécie passou por anos de
seleção natural sofrendo as mais diversas pressões relativas à
economia de recursos e tolerância à falhas. Com isso foi feito um
experimento simulando o metrô de Tóquio utilizando um mapa e as
estações representadas por flocos de aveia que o Physarum iria
procurar, restrições geográficas do mapa tais como lagos e o
oceano foram feitas utilizando pontos de luz (que o protozoário
evita).
O desenvolvimento pode ser visto na figura abaixo:
O
resultado interessante é que a rede criada foi muito semelhante à
criada pelo homem, mostrando como se pode se inspirar na natureza pra
resolver problemas do dia a dia, outro fato notável é que o
protozoário realizou essa tarefa sem possuir um cérebro ou alguma
estrutura central de processamento.
Se alguém se interessar (o que eu duvido muito), nesse site existem algumas informações a mais, e também dicas de como criar um própria cultura, coisa que estou tentado a começar.
http://www.educationalassistance.org/Physarum/PhysarumPlus.html
Se alguém se interessar (o que eu duvido muito), nesse site existem algumas informações a mais, e também dicas de como criar um própria cultura, coisa que estou tentado a começar.
http://www.educationalassistance.org/Physarum/PhysarumPlus.html
Fonte:
Tero, A., Takagi, S., Saigusa, T., Ito, K., Bebber, D., Fricker, M., Yumiki, K., Kobayashi, R., & Nakagaki, T. (2010). Rules for Biologically Inspired Adaptive Network DesignScience, 327 (5964), 439-442 DOI: 10.1126/science.1177894
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